- Jarbas Vieira
Gaivota: Primeiro semestre de muitas atividades na Assistência Social
Secretaria Municipal de Assistência Social de Balneário Gaivota apresentou ao prefeito Ronaldo Pereira (PP) um balanço das atividades realizadas até o momento. Segundo a secretária Terrimar Ramos (PSD), a assistência social, antes relegada, hoje é uma política pública muito significativa, de essencial importância assim com os demais serviços prestados pelo Município. O CRAS - Centro de Referência de Assistência Social - foi criado para atender a população de maior vulnerabilidade social e levar os serviços de proteção social as famílias e indivíduos. “No CRAS, as pessoas têm suas necessidades e potencialidades identificadas, e são encaminhadas para a rede de serviços socioassistenciais”, comenta. De acordo com a equipe técnica do Centro, as oficinas e atividades com os grupos são realizadas semanalmente com carga horária que varia de duas a quatro horas. As oficinas são encontros previamente organizados, com objetivos de curto prazo a serem atingidos com um conjunto de famílias, ou, seus representantes, visando à melhoria na qualidade de vida, identificando as potencialidades e fortalecendo os laços familiares e comunitários.
Projetos oferecidos
De acordo com Terrimar os projetos sociais e educativos ofertados às famílias são: Grupo de gestantes, Grupo mãos que acolhem - onde são produzidos enxovais para doação a gestantes, Grupo de Mulheres “Ela pode Ser”, Grupo dança e movimento, Ginástica e caminhada do CRAS, Oficina de violão, Oficina de tricô, curso de computação para idosos através do Telecentro e ações sociais realizadas durante o ano como Tarde Rosa (outubro) em prevenção ao câncer de Mama entre outras atividades.
SCFV e CAD ÚNICO
Referenciado pela equipe técnica do CRAS, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos oferece oficinas de Taekwondo, oficina de coral e teatro, oficina de contos e fábulas, oficina de esporte e recreação, oficina de pintura em tecido e também oficina de auxílio a tarefa. O CAD ÚNICO também faz parte do CRAS. Todas as famílias que solicitam algum tipo de auxílio ou benefício devem estar cadastradas. Através do CAD ÚNICO as famílias podem requerer benefícios como: Bolsa Família, Tarifa Social, Carteira do Idoso e BPC (Benefício de Prestação Continuada).