top of page
  • Jarbas Vieira

PDT não assume culpa por perda de vaga na Câmara e se diz responsável direto pela vitória de Zênio


O PDT de Sombrio não absorveu bem a análise do site de que sua candidatura com chapa pura custou à eleição de um vereador da base governista, deixando a situação com o “perigoso” placar de seis contra cinco. Com apenas seis votos, por exemplo, o governo Zênio precisará contar com a oposição em matérias que dependam de maioria qualificada, que correspondem a 2/3 dos votos. Também para os aliados, criou-se um fator de risco para a eleição da próxima mesa-diretora onde a oposição passou a vislumbrar possibilidades de participar do comando da Casa Legislativa. Vale ressaltar que esta é uma opinião do site, mas que também é compartilhada por várias lideranças do próprio governo que, para evitar desgastes, optam por não externá-la publicamente. A primeira reação foi a do presidente do partido, Roseno Silveira, através de comentário no próprio site. O nível do comentário demonstra o entendimento da liderança sobre o papel da imprensa e o respeito a opinião contraditória:

“Burrice todos estes comentários inclusive deste Jornalista Mimimi que vê pulga no seu traseiro, coça coça e não vai sair mais deste blog fuleiro, pois vai sentir dificuldades até no respirar. Imagine que a muito tempo militando em um partido político nós não saberíamos o que estávamos a fazer.. engana-se somos o terceiro partido do município em votos nominais mais legenda. somos o segundo partido da coligação vitoriosa, lutamos e atingimos nossos ideais nossa meta, aumentamos mais que a conta 112 % nestas eleições, já não tínhamos vereador, temos lideranças que trabalham mais que muitos vereadores e somos fortes e grandes nada nos decepciona. nem estes comentários fuleiros e desagregador. vai achar a tua turma”....

Agora foi a vez do ex-presidente Celso Rogério de Souza, o Celsinho, tido por muitos como o mentor da estratégia apresentar seu parecer, de forma mais educada e republicana:

A executiva do Partido Democrático Trabalhista- PDT, de Sombrio - SC vem informar a todos interessados: que a sigla concorreu com chapa pura na disputa proporcional nas Eleições de 2016, por ser uma determinação do Diretório Estadual. Cabe informar ainda que temos à disposição de nossos munícipes, o gabinete do Deputado Estadual Rodrigo Minotto. Os extratos das eleições mostraram que crescemos mais que a conta, foram mais de 112 % em relação ao pleito anterior. Somos o terceiro maior partido do município em votos nominais e legenda, ficamos na segunda colocação na chapa vitoriosa, da coligação para Sombrio continuar mudando. Mesmo sem representante na Câmara, temos lideranças trabalhando todas as demandas a altura destas representações: só para fazer entender a Grosso modo, quem somos nós do PDT...

Zênio e Gislaine: 9.522 - 1.372 = 8.150

Gilberto e Dimi: 7.632 + 1.372 = 9.015

Com respeito a todas as lideranças e partidos políticos, tirando as duas maiores siglas do Município: PMDB e PP, vencemos o partido do governador, PSD, com 18 votos, e de nossa coligação, todos com boa margem, incluindo PSB, PR e PSDB, que pontuou 907 votos.

A respeito da argumentação de Celsinho vale que ressaltar que:

O PDT de Sombrio deve ter sido o único ou, um dos poucos do Estado a seguir esta deliberação de lançar chapa pura ao Legislativo. Só como exemplo, bem próximo, o PDT de Araranguá concorreu coligado com o PT e elegeu o único vereador do extremo-sul: Diego Pires.

É impossível acreditar que todos os votos em candidatos do PDT foram casados com o do prefeito Zênio Cardoso (PMDB). Se essa regra valesse, Zênio teria feito 10.243 votos e não 9.522. Também soa um pouco de soberba sugerir que se o PDT apoiasse a candidatura de Gilberto o candidato progressista venceria o pleito. Seria um outro cenário, talvez com outros candidatos na majoritária e proporcional.

Sobre fazer mais votos que as demais legendas menores, de fato trata-se de uma marca positiva, assim como o crescimento de mais de 100%. É um patrimônio que poderá ser utilizado na próxima eleição. Porém vale lembrar que PSDB, PSB e PT conseguiram eleger vereadores, mesmo com menos votos, portanto, no mínimo foram mais eficientes. Justamente por terem representação na Casa Legislativa, acredito que PSDB e PSB serão mais valorizados que o PDT no próximo governo.

Por fim as lideranças do PDT deveriam entender que quando adotaram a ousada estratégia estariam sujeitas ao sucesso, ou, ao fracasso. Se tivessem eleito um vereador teriam demonstrado força e que estavam com a razão. Roseno e Celsinho seriam os “caras”. Agora como não elegeram, não dá para arrotar vitória, e não aceitar uma crítica que, repito, ecoa forte nos corredores do Paço Municipal.


Logo - Sicoob Credija colorida.png
Professoras Jéssica e Kelly.jpg
Toninho.jpg
bottom of page